20.6.07

Desabafo

Caros amigos araiosenses, tive notícias há uns dias atrás que as duas pontes que ligam Conceição a Araióses estão sendo construídas com concreto (enfim). Quem viveu e vive lá sabe que aquelas pontes (cujas fotos estão neste blog) de tempos em tempos necessitavam de reforma e muitos acidentes ocorreram quando a reforma não era tempestiva. Parece que este problema vai ser, no mínimo, minimizado.

Aos poucos, mesmo que muito lentamente, a cidade vem ganhando retoques de modernidade. Pena que muito lentamente.

Tive a oportunidade de conhecer algumas pequenas cidades nos arredores de Brasília e também em outros estados. Há cidades com bem menos apelo turístico que a nossa Araioses e que conseguem um bom fluxo de turistas e uma boa geração de riqueza para a comunidade. Nossa cidade está localizada no meio do Delta do Rio Parnaíba, 70% do Delta está do lado maranhense, onde também Tutóia tem participação. Contudo muito me entristece constatar que a grande receita gerada por turistas está do outro lado do rio, em Parnaíba, cidade que apresenta a estrutura mínima necessária para receber turistas e levá-los para passear no Delta do lado maranhense.

Falta de visão, cresci em Araióses e vi os governantes administrarem sempre a seu próprio favor. E o pior, são sempre os mesmo que se revesam e nada fazem de impactante para mudar a cara do nosso lugar. Falta de visão porque todos estão preocupados somente com soluções paleativas, quando muito.

Carnaubeiras, por exemplo, é o grande fornecedor de caranguejo para o Piauí e boa parte do Ceará. E onde está a riqueza do caranguejo? Não está em Araióses.

Muitas comunidades do Sul do país só conseguiram progresso quando os pequenos produtores se uniram em cooperativas e conseguiram se tornar grandes fornecedores de suas mercadorias. Já dizia o poeta "uma andorinha só não faz verão". O mesmo se aplica aos produtores de arroz, mandioca, farinha, azeite de coco, dentre muitos outros produtos que existem em nossa cidade e que são comercializados isoladamente, sem poder de barganha, sem organização, sem geração efetiva de riqueza. Está garantindo, se muito, a subsistência.

Para o turismo nossa cidade tem muito a oferecer, desde o turismo ecológico até o turismo de luxo. É necessário apenas um pouco de planejamento e um investimento sério. E não é só investimento governamental. Se o poder público oferecer as condições mínimas, muitos empresários se interessarão em investir seu dinheiro. O negócio é rentável, há muitas provas disso, e todo mundo quer investir onde dê frutos.

Pra começar, queridos amigos, precisamos ter estradas. É penoso chegar a Araióses de carro. E uma estrada que ligue o litoral maranhense, ligando Araióses a São Luís, passando pelos Lençóis Maranhenses se encaixaria bem neste meu sonho.

É... por enquanto é sonho.

Quem sabe um dia vou poder ver pelo menos um pouco disso se realizando.

Que alguém que tenha poder, ou tenha influência com quem o tem, ou tenha pelo menos voz ativa nos meios de comunicação e nas rodas de política, possa ler meu apelo e faça alguém pensar numa realidade não tão difícil de se alcançar.

É um desabafo esta minha mensagem. Que seja ouvida.

Você é nosso visitante n.º