29.12.09

O ano de 1991

O ano era 1991.
Após longos e bons anos pude conviver com alguns dos meus grandes amigos desta vida, desde a 1ª série até a oitava. Nessa época ainda chamávamos de 1º grau.
Entrei no Ateneu no ano de 1984. Recém chegado de Brasília onde morava com meus pais fui passar uma temporada com meus avós, D. Lenir e Seu Maurilo. Tinha então 7 anos.

Entrei pela porta da secretaria, os professores me olhando, alguns futuros colegas também, esses pela porta que dava para o corredor onde era feita a "Forma" - era o corredor onde, todos os dias, ficávamos em "forma" para cantar o Hino Nacional, Hino de Araioses ou Hino do Ateneu.

Minha vó me apresentou à Dona Socorro Brandão, ainda por lá até os dias de hoje, que me conduziu até a sala onde teria minhas aulas. Bom, não era bem a sala de aula, era no salão onde fora improvisada uma sala, com cadeiras e lousa, e onde encontrei minha primeira professora do Ateneu São José, prof. Rosarinha.

Fiquei no Ateneu até a 3ª Série. Voltei para Brasília. Nesses poucos menos que 3 anos plantei sementes de verdadeiras amizades. Já citei aqui neste espaço alguns dos amigos que conquistei.

Fiquei em Brasília por dois anos, voltei em 1989 para Araioses, já cursando a 6ª serie, e para minha alegria pude encontrar boa parte dos amigos que tinha deixado.
Essa é a vantagem de uma cidade pequena. No colégio onde estudava, e na maioria dos demais, havia sempre uma ou no máximo duas turmas para cada série. Naquele caso, para a 6ª série, só havia uma. Foi por isso que reencontrei grande parte dos meus amigos de outrora, a mesma turma, de novo estudando juntos.

Outros eu conheci somente nessa época, se somaram aos já existentes, e estavam lá na minha festa de formatura da 8ª série. Todos fazendo parte de um grande grupo que sempre manterei guardado no meu coração.

Muitas pessoas conhecemos durante a vida, muitas também se perdem com o tempo, as lembranças passam a ser escassas. Contudo para alguns a lembrança é sempre forte, palpitante. Os verdadeiros amigos serão sempre lembrados como se estivessem do lado a todo instante.

O que falar então dos verdadeiros amigos da infância, aqueles com os quais crescemos, descobrimos o mundo, com os quais nos descobrimos como seres humanos. São amigos, que além de tudo conhecem nossa história, dos quais conhecemos as raizes. São pessoas das quais nenhum segredo pode ser guardado pois viveram uma vida conosco.

O ano era 1991, naquele ano essa turma se despediu. Fizemos uma grande festa de formatura, no próprio Ateneu, animada pela Banda Embala o Som, de Carnaubeiras.
Depois daquele ano nossas vidas tomariam outros rumos. Muitos fomos morar em outras cidades, continuar os estudos e conseguir um bom trabalho. Esses eram alguns dos nossos objetivos.

Eu ainda fiquei por lá mais um ano. Fiz o primeiro ano do 2º grau no Colegio Tudes José Cardoso, conhecido por Ginásio, e lá, apesar de ter conhecido mais gente, já senti que a vida havia mudado. A turma de minha infância havia sido desfeita.

O ano, 1991, marca o início de uma vida diferente, uma vida sem os meus grandes amigos de minha infância.

Marinho


A foto acima foi tirada na reunião onde foi realizada o "amigo oculto" de final de ano, em 1991. Não estão todos da turma, infelizmente não tenho uma foto com todos, mas já serve pra matar um pouco da saudade.


Em pé: Maria José (Zezé), Wildon (só o olho dele na verdade), Gilvana, André (Calango), Prof. Osana, Severino, Eu (Mário Lucio), Erisvaldo e Iomar.
Sentados: Joana, Luciane, Terezinha, Graça e Zulmira.

Um comentário:

Pesquisador disse...

Olá, eu já morei em Araioses de jan de 1996 até dez de 1999.

Você é nosso visitante n.º