19.12.07

Araioses - um IDH vergonhoso

Um araiosense me escreveu, o Adauto de São Paulo, comentando sua indignação com os recentes fatos que envolvem os governantes de Araióses e destacou nossa classificação em uma pesquisa efetuada pela ONU onde é medido o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios brasileiros. Resolvi pesquisar na internet sobre o assunto e descobri uma matéria no Portal AZ que descreve exatamente a situação em que Araióses se encontra. Os dados são de 2000 mas há algumas informações de recente pesquisa realizada em 2006 que complementam a informação. E pasmem, segundo pesquisa realizada em 2006 Araióses tem o terceiro pior IDH do Maranhão.


Algumas constatações:

- Araióses é um dos maiores "bolsões" de miséria do país;
- A maior comunidade de catadores de caranguejo do Brasil, Carnaubeiras, é explorada por uma senhor chamado Chico Grosso, ou Chico do caranguejo que compra cada caranguejo por R$0,25 e os vende por R$3,00 em Fortaleza;
- As crianças e adolescentes do município acompanham os pais na jornada diária nos manguezais e roças em detrimento da escola;
- A renda per capita é de R$ 45 e a expectativa de vida é de 55 anos;
- O analfabetismo no município atinge 48,30% da população com 15 anos ou mais;
- Só 31% da população conta com coleta regular de lixo;

- Os 36 mil habitantes de Araioses contam com apenas dois hospitais (um estadual e outro municipal) e 9 postos de saúde;
- A rede de abastecimento de água atinge menos da metade (44,38%) da população do município. A água é tratada apenas com cloro;
- O fornecimento de energia elétrica é precário;
- Mais de 5% dos bebês que nascem em Araioses morrem antes de completar um ano de idade. A desnutrição é uma das principais causas dessas mortes. Ela atinge 17,08% das crianças menores de dois anos.


A matéria, que basea-se em dados do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão da ONU, e pode ser lida na íntegra no endereço abaixo, traz um raio "x" de algumas comunidades de Araióses, como Malvinas, Rodeador, Comprida e Carnaubeiras.

http://www.portalaz.com.br/noticia/maranhao/65890

Mas por que será que Araióses tem problemas tão gritantes que se destacam no cenário nacional?

Parece-me, e o que vou falar é só a opinião de um araiosense que sonha com melhorias na nossa cidade, que aqueles que são eleitos para cuidar do bem comum, estão mais preocupados com o seu próprio bem, ou com o acúmulo de bens com dinheiro do povo. O que é desviado está fazendo muita falta para a população que mais precisa.

E o que foi descoberto na Operação Rapina da Polícia Federal é um caso isolado?

Não posso afirmar que sim ou que não, mas uma coisa é certa, as pessoas envolvidas nessa robalheira hoje, estão governando Araióses desde muito antes de eu aprender a escrever. E olha que já sei escrever há muito tempo.

7 comentários:

Anônimo disse...

olha eu acho engraçado colocarem só que araioses é uma miseria e ñ é.assim como outros lugares tem sim seu lado pobre mais é como digo alem de criticar e falar que as pessoas tambem podem comtribuir ,mais ñ é muito comodo eu apenas criticar e a ação só pode vir de governantes,eu penso que ñ...............

vcs estao fazendo a parte de vcs??????????

Mário Lucio - araiosense de alma e coração disse...

Concordo plenamente que Araióses não é só miséria. Há muitas coisas boas na minha querida cidade.
Mas é fato que até um ano atrás a cidade era considerada a mais miserável do Brasil. Agora já ganhou algumas míseras posições.

E também é fato que as administrações que a cidade teve pouco se importaram para o desenvolvimento, a saúde e a educação. E o que temos a noticiar agora, infelizmente, é que a cidade estava sendo roubada. Ou alguém acredita na inocência do nosso prefeito?

Pena é que tudo já tá caindo no esquecimento.

Gosto de falar bem da minha cidade e este é o objetivo deste espaço. Mas não dá pra ficar quieto ao ser desvendada a suspeita de que o povo estava sendo roubado.

Daqui em diante enalteceremos nossa querida cidade. Se deixarem.

mundinho disse...

Estou de acordo com os comentario anteriores,sou araiosense,moro em sao paulo,da ultima vez que estive la achei acidade muito bonita,e movimentada e nao era epoca de festas,mais tambem tem seus defeitos como tantas outra, espero voltar logo.

Anônimo disse...

esqueceram de falar sobre as rodovias...daqui a pouco temos que ir de helicoptero...pois a situação das estradas que dar acesso a araioses estão em pessimo estado.

Nivas Larsan disse...

Fui a Araioses nesta primeira semana de dezembro de 2009. Sai de Parnaiba de moto e atravessei dois rios para chegar até a cidade. fiquei maravilhado com a paisagem dos rios e das carnaubeiras, mas ao mesmo tempo fiquei triste com a sujeira deixada pelo povo. Na praia do rio onde se atravessa de barco motorizado uma senhora explora o transporte e indaguei pq não limpava a praia e ela me disse não ser de sua responsabilidade. Uma hipocrita, pois vive do dinheiro da travessia que custa 2 reais e pelo movimento ela arrecada diariamente ao menos 100 reais. Muito triste e as autoridades ambientais deveriam obriga-la a manter limpa a praia do rio e fiscalizar os barcos que são movidos a diesel e poluem a região.

Unknown disse...

Muito boa noite! Tive uma amiga desta cidade ela sempre falava muito daí;mas ela voltou para aí, e perdemos contato, se por acaso vcs conhecam gostaria muito de fazer contato. Desde já muito obrigado!! Sandra,RJ

Unknown disse...

Desculpe o nome da minha amiga é Francisca,ela trabalhou comigo em um supermercado chamado Fiesta em Copacabana,o meu email sandra.1663@hotmail.com

Você é nosso visitante n.º